quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Porque eu não sou um ateu - C.S. Lewis


"Meu argumento outrora contra Deus era que o Universo se parecia  tão cruel e injusto que Deus não poderia existir. Mas afinal, como eu consegui esse pensamento de Justo e Injusto? Na verdade, ninguém pode chamar uma linha de torta, ao menos que esse alguém tenha uma ideia em sua mente do que é verdadeiramente uma linha reta. Então com o que exatamente eu estava comparando esse Universo quando o chamei de injusto? Bem, se tudo demonstrava que o cosmos era mal e sem sentido, de A até Z, então não poderia responder a mim mesmo o porquê de ter me encontrado com tal reação de violência contra o próprio Universo. Um homem não se sente molhado quando ele cai dentro da água simplesmente porque não é um animal marinho: Um peixe não pode se sentir molhado.  

De fato eu poderia ter desistido da minha ideia de "Justiça" por afirmar que ela não era mais uma ideia privada que cabe somente a mim mesmo, mas se eu admiti isto, logo meu argumento contra Deus foi por água a baixo, pois o argumento dependia de dizer que o mundo era realmente injusto, não apenas para que isto venha a agradar minhas fantasias privadas. Então o meu ato para tentar provar que Deus não existe, em outras palavras, que tudo na realidade era sem sentido, entraram em colapso. Agora não havia outro jeito, admiti e assumi que uma parte da realidade, a saber minha ideia de justiça, tinha todo sentido do mundo.

 E por consequência, o Ateísmo acaba por ser simples demais, pois se tudo o que há no universo não tem significado, nunca teríamos conseguido descobrir que não há sentido nele, por exemplo: se não havia Luz no Universo, então as criaturas não teriam olhos, nunca saberíamos que isso estava escuro ou que aquilo estava claro, tudo na escuridão seria sem significado. A palavra ‘escuro’ não faria sentido."





3 comentários:

  1. Eu concordo. O ateísmo simplista é bastante infantil. O argumento da falta de provas é muito insuficiente.

    ResponderExcluir
  2. "Vida" não é o antônimo de "morte" pois existe intrínseco, nestas duas idéias algo que as ligue que é o PROCESSO. Você vive e morre e ponto.
    O processo do ser humano é igual... um aprender e desaprender constantes ao longo da caminhada.
    O problema é teorizar as coisas e não vivê-las.Dar sentido ao que não tem é inútil daí criamos teorias, nomeclaturas, certezas no que é incerto...enfim deixamos deixamos de experimentar o prazer de caminhar para tentar fechar algo inconcluso.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente. O problema é teorizar as coisas sem vivê-las. Criar teorias, nomenclaturas, certezas no que é incerto. Concordo também com isso.

    ResponderExcluir