quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Digo não porque já disse sim - um propósito de vida, uma receita de felicidade!


Rob Bell é um pastor digno de ser pesquisado. É um modelo diferente de líder, daqueles que questionam, vão até às últimas consequencias para provar a veracidade do que se diz. E em um vídeo falou sobre a vida moderna, a nossa falta de tempo para as coisas que realmente interessam e a nossa dedicação ao que não nos sacia. Ele usa o exemplo de Jesus como pessoa determinada,  gostei muito e acho que vale a pena ler!


"Parece que muita gente nunca para de se movimentar, correndo de lugar para lugar e de reunião para reunião tão ocupados. Porém a vida, de certa forma, está passando por eles. Há uma história sobre Jesus no evangelho de Marcos. Ele está numa aldeia chamada Cafarnaum, curando todas as pessoas, e no dia seguinte seus discípulos procuram por ele e o encontram sozinho e orando. E dizem a Ele: "Todos estão procurando por você!". Por que todos estavam procurando por Ele? Porque Ele andou curando pessoas. Consertando as coisas. Colocando tudo no lugar certo. E qual foi a resposta de Jesus? Ele diz: "Vamos embora. Vamos para outro lugar. Vamos às outras aldeias para eu pregar para eles também. Pois é por isso que eu vim." E Ele vai embora. A aldeia inteira quer que Ele fique, e Ele basicamente diz: "Nada disso. Tenho que ir."Essa era uma oportunidade de fazer algo bom, ajudar muitas pessoas, e Ele a recusa. Jesus não faz tudo ali. E o motivo disso é que Ele precisa seguir seu caminho. 
Ele não podia ser tudo para todo mundo. Ele tinha uma bússola. Uma orientação. 

Jesus diz "não" porque Ele já disse "sim" (ao trajeto que Deus queria que Ele percorresse). Então não é surpreendente que quando Seus discípulos O encontram, Ele está sozinho e orando. Ele estava rodeado de uma multidão cheia de expectativas quanto a Ele. E todas essas pessoas tinham opiniões muito definidas sobre o que Ele deveria fazer e para quem deveria fazer. Então Jesus se retira.
 Ele se recolhe para verificar a si próprio, ouvir a Deus, e assegurar que todas essas vozes não o tiraram de seu caminho. Você nunca vê Jesus fazer nada por obrigação. Nunca o ouve dizer, "Oh, acho que deveria fazer isso porque é o esperado". Essa é a tensão real nos evangelhos. Ele está disposto a desapontar a expectativa da multidão a fim de ser fiel aos objetivos que persegue. Ele não deixa a vontade dos outros interferir no seu rumo. Você nunca vê Jesus ficar estressado ou preocupado em desapontar as pessoas. Ou se preocupando com a opinião dos outros. Você se pega sempre dizendo, "Estou muito ocupado", ou "Tem muita coisa acontecendo"? Por quê? Examine a sua agenda. 

Ficar ocupado é uma droga que vicia muitas pessoas. Eu estava com a minha família, caminhando pela praia à beira do oceano. E meus filhos estavam correndo a nossa frente, descobrindo um monte de conchas. Mas não eram conchas inteiras, eram apenas fragmentos, pequenos pedaços de conchas. Eram impressionantes em complexidade e desenho. Mesmo assim eram só pedaços bem pequenos de estilhaços de conchas. E eu olhei a frente e vi uma imensa estrela-do-mar, balouçando pacificamente na água. E um dos meninos estava com aquele olhar, tipo, “ A estrela do mar é minha!” Então ele entrou na água, chegou a metade do caminho... Se virou e voltou. Nós dissemos a ele, “Qual é o problema? Vá pegar! Por que não faz isso?” Ele respondeu, “Não posso!”. E nós perguntamos, “Por quê?”. E ele disse, “Porque as minhas mãos estão cheias de conchas.” Você é assim? Tão ocupado fazendo tantas coisas que suas mãos estão cheias de conchas? E algumas delas, talvez todas, podem até ser boas, mas você é incapaz de agarrar a estrela-do-mar? Que você largue as suas conchas em busca de uma vida simples, disciplinada e enfocada. Que você só tente alcançar aquilo que Deus reservou para você. E que você seja como Jesus, capaz de dizer não porque já disse sim." – Rob Bell. 

6 comentários:

  1. Yasmin, creio que seu texto fala da liberdade. A questao é interessante. Somos livres? Podemos ser livres, totalmente livres? Percebo que essa liberdade é pra poucos, muito poucos. Para os líderes - líderes do mundo moderno ou os grandes lideres da historia da humanidade, como Jesus -, claro que essa liberdade, de dizer sim e não, rumando a vida de acordo com seus genuínos propósitos, existe. Mas, para os oprimidos, que sao a grande manada, ela não existe. E tenho pra mim que ela não é possivel, por causa da dependencia, da luta pela sobrevivência. Creio que mais uma vez eu possa pensar que os homens não sao iguais. A grande capacidade de poucos existe pra poucos, na minha humilde visão. O mundo teórico às vezes me parece utópico. Assim apenas me parece.

    ResponderExcluir
  2. Nando...acho que liberdade tb implica em diferentes pontos de vista.
    Se Jesus disse "NÃO" foi pq tinha um propósito para com Deus,logo, Ele tb não era livre pq estava sob o comprometimento com algo maior. Sob este aspecto, nem Jesus era livre. Mas creio na liberdade como forma de escolha em dizer seus "SINS" e "NÃOs" e consequentemente não se aprisionar na culpa.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, não me parece ser falado sobre liberdade, ao meu ver o texto fala sobre escolhas, e principalmente sobre aquelas que fazemos quando estamos com grandes fardos, com as mãos cheias de conchas, quando se entende o Caminho, a Verdade e a Vida, a liberdade não é mais questionada, pois nossa liberdade não pode ser confundida com o livre arbítrio.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade, acabamos relacionando à liberdade física, externa, superficial, que também tem seu valor, e realmente é ligada aos privilegiados. Mas e a liberdade da alma? É essa que Jesus prega, e é acessível para todos que têm o coração humilde, como a bíblia diz. Não depende de tempo nem estrutura, aliás, é nos desestruturados que Deus mais gosta de trabalhar. A libertação bíblica é a retirada do vínculo da natureza humana, que nos permite olhar a vida com os olhos de Quem nos criou, passando a buscar a consciência de Quem nos chamou. É realmente uma mudança de direção, onde nem tudo será bem-vindo, e acredito que seja disso que o texto fale: até que ponto você enche sua rotina com o que você quer fazer (ou um dia quis, e se tornou escravo disso - taí a libertação) ou com o que Deus quer que você faça, que é perfeito. Jesus diz que ''o meu fardo é leve'' e que ''sua água é viva, e é a que mata a sede''. Acredito que o segredo da vida está em você achar algo que sacie a sua sede de vida, pois desde que nascemos procuramos por algo que nos faça ter sentido, direção, mas mesmo achando algumas coisas boas no caminho, estamos sempre com um gosto de ''quero mais''. É um vazio que todo o ser humano tem, principalmente nos dias atuais. Não estou falando de procurar as coordenadas (as respostas diretas que a gente quer escutar, do tipo 'o que vai acontecer, quando e com quem' - Isso é uma questão de confiar em quem você serve). Estou falando em viver e morrer por um propósito, e só quem é apaixonado vive e morre por algo. Essa liberdade divina é no fundo um amor de Pai.

    ResponderExcluir
  5. Sim, concordo com vocês. A liberdade da consciência, a coerência absoluta entre o pensar e o agir..., felicidade pura. Mesmo assim, imagino que a capacidade de manter esse estágio a salvo das estruturas físicas retrógradas e da parafernália da vida seja algo afeto ao mundo da contemplação dos ideais maravilhosos, papel para os poucos, papel para os "líderes".

    ResponderExcluir
  6. Líderes geram outros líderes....
    Na história humana, Jesus foi um líder?

    ResponderExcluir